5.12.14

Planejar uma Viagem: Como eu começo


Uma das coisas que eu mais gosto em uma nova viagem é o entusiasmo do planejamento.
Eu realmente me divirto planejando os detalhes das viagens, o que levar, o que fazer, lugares para conhecer, listas para mala, pra comprar. Procurar lugares para ficar, ler sobre a opinião das outras pessoas sobre a hospedagem dos lugares. Faço anotações, cronogramas.
Muitas vezes, pesquiso lugares mesmo sem a necessidade. Posso não ter uma viagem em vista, mas lá estou eu pesquisando lugares. Preços, principalmente. Melhor época do ano e tudo mais.
Tenho uma lista de lugares que quero conhecer e vivo pesquisando. Alguns lugares eu já tenho planejado quase toda a viagem. Falta apenas dinheiro e tempo. Haha.
Normalmente começo minha pesquisa definindo o local. Cidade. Então começo a pesquisar os atrativos dessa cidade. Se é uma cidade praiana, vejo as melhores praias e as características de cada uma delas. E vejo quais lugares se encaixam mais no meu perfil. Depois, defino o tipo de hospedagem que quero: Camping, Pousada, Hotel simples, Hotel mais incrementado. E ai que a pesquisa fica um pouco cansativa, seleciono alguns lugares e busco informações sobre lugares. Os itens que eu faço com que o lugar seja riscado da minha lista de opções são: Limpeza e Segurança. Não da pra ficar em um lugar que não é seguro e limpo. Pode ser simples, pode ter apenas uma cama simples e um banheiro... mas, se não tiver uma boa limpeza esta fora!
Eu uso dois sites para verificar o lugar, Kekanto ou Trip Advisor. São dois sites de opiniões publicas sobre lugares. Vale a pena ler.
Com a definição de diárias, e uma lista dos lugares que eu mais gostei para hospedagem e começo a cotação de reserva. Ganha muitos pontos comigo aquelas pousadas que tem um retorno rápido. Já descartei lugares lindos por que demoraram mais de uma semana para responder com as cotações ou o site estava completamente desatualizado, do tipo informações de duas ou três temporadas atrás.
Outra coisa que é importante olhar é a localização. Pegue suas anotações de lugares que gostaria de conhecer na cidade e veja se a hospedagem fica próxima ou não. Se você estiver motorizado, isso não é tão importante – exceto que pode economizar na gasolina -  mas, se estiver dependente de transporte publico o ideal é o mais próximo possível.
Quando tenho todas essas informações, vejo qual a hospedagem que cabe no meu bolso. E fazer a reserva.
#Dica:
Verifique se o estabelecimento aceita cartão de credito ou debito para a hora de pagar o restante de estadia.
Em alguns locais, o estabelecimento só aceita dinheiro. Te deixando numa saia justa na hora de acertar as coisas.

Espero que tenham gostado desse post. Em breve escrevo mais dicas e sobre mais viagens.
                                         Srta fUmiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário